a humanidade só será LIVRE, quando o último corrupto for enforcado nas tripas do derradeiro capitalista
a desobediência é a verdadeira base da liberdade, os obedientes são necessariamente escravos

11 de novembro de 2020

AS NOVAS DITADURAS VS NOVOS DITADORES


O fascismo
É como uma minhoca
Que se infiltra na maçã
Não vem com botas cardadas
Vem em pezinhos de lã
Ainda há quem pense que o que está a acontecer nos USA o que pode acontecer pelo burgo e já aconteceu na Turquia, Hungria, Filipinas, Brasil, Rússia, etc., é fruto do acaso ou como alguns afirmam foi a "falência" da democracia burguesa que o permitiu.
As ditaduras sanguinárias do sec. XX, nada têm a ver com as do sec. XXI. Aquelas, tinham por base o poderio militar e líderes carismáticos que tinham na retórica um dos seus pontos fortes. As do sec. XXI já não necessitam dos militares para nada, têm uma arma mais poderosa - as redes (ditas) sociais. Se a esta poderosa arma juntarmos a retórica e as notícias falsas, então temos pela certa ditadura e ditadores. Se às três acrescentar-mos a ignorância, então está montado um explosivo cocktail, muito mais mortífero que qualquer bomba de atómica.
A eleição e respectiva "presidência" de Trump em 2016 e os 70 milhões de votos agora obtidos, são fruto daquelas quatro coisas que referi - ignorância de quem nele vota, muita retórica, notícias falsas e Twitter. No fundo, dito em duas palavras - alienação das massas. Todos os ditadores a utilizam.
Pelo burgo não chegaremos tão longe pelo menos nos próximos anos, mas para lá caminhamos, não tenho dúvida disso. Os acontecimentos recentes (PSD/Rio vs CHEGA/Ventura) dá-nos a entender que mais cedo ou mais tarde, o envolvimento do fascista Ventura num futuro governo de direita é muito provável. Para mais, com a alienação do CDS em favor do Chega, vai fortalecer este e posicioná-lo em situação de charneira.
Ou então.....
O PS abre os cordões à bolsa ideológica e junta-se à esquerda. Esta, tem de se deixar de rodriguinhos divisórios, esquecer as diferenças e dar corda aos sapatos, se o não fizer, a médio prazo, sujeita-se a ter de passar à clandestinidade, ou coisa parecida.
Nota
Como pode ser Rio tão ingénuo?
Como pode haver tanta gente ignorante no meu país?

1 comentário:

Monteiro disse...

Parte de uma canção do
Sérgio Godinho do tempo em que ainda não tomava posições sociais-democratas