a humanidade só será LIVRE, quando o último corrupto for enforcado nas tripas do derradeiro capitalista
a desobediência é a verdadeira base da liberdade, os obedientes são necessariamente escravos

6 de março de 2023

TRUMP, PUTIN E A GUERRA NA UCRÂNIA

Trump, tudo o indica, vai ser o candidato republicano a presidente dos USA, as eleições “internas” vão decorrer entre Fevereiro e Junho de 2024. As eleições presidenciais serão em Novembro de 2024.

Ontem, nas suas habituais tiradas populistas e demagógicas durante um comício, disse: “comigo a presidente, não haverá III guerra mundial”, “acabarei com esta guerra (Ucrânia) num dia”.

Mas o que tem Trump e Putin em comum?

1 – São ambos populistas e demagógicos.

2 – São ambos defensores do isolamento estratégico.

3 – São ambos defensores do armamentismo sem controlo.

4 – São ambos autocratas e defensores do autoritarismo político a roçar a ditadura (neste particular Trump choca da constituição que não lhe dá muita folga. Putin está muito mais à vontade neste ponto).

Chegados aqui.

Putin e seus Hackers de serviço já começam a preparar as teclas dos computadores para de uma generalizada piratearem sites de adversários de Trump e divulgarem fake news para denegrir e vasculhar as suas vidas privadas e não só, fazendo assim TUDO para que Trump saia vencedor.

Como pode Trump “acabar” com a guerra?

Pura e simplesmente deixar de apoiar a Ucrânia quer militarmente quer economicamente. Logo, poderá acontecer o seguinte:

1 – Zelensky  “negoceia” e aceita todas as exigências de Putin.

2 – Putin invade a Ucrânia anexando todo o território colocando um governo fantoche em Kiev.

O problema de Putin é o facto das eleições presidenciais nos USA serem apenas em Novembro de 2024, e ninguém estará à espera que a guerra se perlongue tanto tempo, contudo, penso que Putin irá tentar atrasar o mais possível o conflito até ao final do ano de 2024. Se tal acontecer e Trump sair vencedor das eleições, adeus Ucrânia.

Se não, e a guerra tiver um fim próximo, não prevejo longa vida política a Putin e de certeza irão rolar muitas cabeças no  Kremlin.

Qual o papel da UE se tal acontecer?

Na primeira situação, NADA. Ficara apenas na espectativa e que Putin não perca a cabeça e não faça o mesmo a outros países (daí a pressa da Finlândia e Suécia aderirem à NATO).

Na segunda sairá vencedora e fortalecida.

Nota

Foi aprovado pela UE o 10º pacote de sanções à Rússia, entre vários itens o que mais se destaca, para além de material electrónico de alta tecnologia (vulgo chips) são as sanções ao Irão.

Mas destacava a HIPÓCRISIA destas sanções pelo facto de nelas não constarem sanções à importações de diamantes russos (a Rússia é o maior produtor mundial de diamantes) uma das maiores fontes de receita. A Polónia e os países bálticos pretendiam que as sanções se alargassem aos diamantes, mas a Bélgica opôs-se, pois Antuérpia é o centro mundial da lapidação de diamantes em bruto do mundo, sector controlado por judeus. E aqui entram os interesses dos USA (maior importador de diamantes do mundo), Israel e Reino Unido, também os chineses são parte interessada nesta “guerra” dos diamantes.   

Sem comentários: