a humanidade só será LIVRE, quando o último corrupto for enforcado nas tripas do derradeiro capitalista
a desobediência é a verdadeira base da liberdade, os obedientes são necessariamente escravos

22 de março de 2011

CAPITALISMO (Parte 10)

imagem net


O grupo Sonae Distribuição obteve em 2010 lucros superiores a 192 Milhões de €uros, mais 13% que no ano anterior.

A empresa Sonae Sierra, proprietária de vinte e um centros comerciais em Portugal obteve um lucro no mesmo ano de 168 Milhões de €uros, um aumento de 79%.

Para atingir estes números, muito contribuiu a autêntica exploração de mão de obra barata e a precariedade que se praticam dentro do Grupo Sonae.   

Eis alguns exemplos:

"Falava-vos a voz da experiência, que trabalhei 1 dia e meio dos RH da Sonae distribuição, através da empresa de trabalho temporário Multilabor. É verdade, esqueci-me de vos dizer que não fizeram contrato comigo e ainda não me pagaram e já passaram + de 2 semanas. Até nos Recursos Humanos da Sonae Distribuição têm empregados com trabalho precário. E estão a aproveitar-se bem os sacanas.Entrei a meio do dia, p/ não me pagaram o Sub. Ref desse dia, e no final do 2º dia a multilabor já estava a dizer-me que a Sonae já não precisavam do meu trabalho. Presenciei com outras funcionárias da Multilabor a trabalhar no mesmo local o medo que tinham até p/ fazer um telefonema particular, ou comer um pão a meio da tarde.Quem diria que uma grande empresa utilizaria, até no seu Deptº de Rec. Humanos trabalhadores precários! Disseram-me no local que a minha antecessora também tinha trabalhado 1 dia e meio. A Sonae está a utilizar este tipo de trabalho e lava daí as suas mãos, pois as pessoas que entram e saem nem sequer têm tempo de esperar p/ assinar contrato, pois a responsabilidade é da outra empresa - Multilabor (Porto) que com falsidade e sonegando informação se aproveita daqueles que anseiam por uma oportunidade de emprego. Este tipo de empresas têm um nome feio muito próprio.É assim que há meia dúzia de ricos que vivem à custa dos outros, e é assim que se constroem grandes impérios e grandes fortunas.
Uma desempregada apanhada nas malhas do trabalho precário"

"Pois é,eu não trabalho para a Sonae mas o meu marido sim...aquilo parece uma cadeia!!Não se pode tirar pausa ao meio da manhã e ao meio da tarde,se os funcionários estiverem doentes é o fim do mundo, (de certeza que estão a mentir) e se não gostarem de algum funcionário "a cama fica pronta!" Uma empresa com esta dimensão deveria ter vergonha de acontecerem este tipo de situações"

"a administração demonstru uma total falta de consideração pelos empregados quando, há uns tempos num programa de Televisão, comemorativo do aniversário da empresa, o presidente da SONAE no seu discurso, agradeceu à TVI(ou SIC?), às Autarquias, aos Clientes, mas NEM UMA PALAVRINHA DE APREÇO AOS EMPREGADOS - não contam, não valem nada, só os gestores é que contribuiram para o sucesso do Grupo..."

"sou colaborador do modelo da Lousã e aquela mer++ eh uma vergonha.. a começar pelo director que anda sempre a chatear a malta e quando fala muito eh só baba nos cantos da boca.. Os chefes não sabem mandar nem percebem um boi daquela merda.. noz funcionários eh sempre a por horas po saco.. so ah uns que se safam pk são afilhados dos chefes e ate alguns dão umas berlaitadas no carro para não fazerem tanto serviço...
mas pronto isto ta mau de empregos temos de aproveitar este.. andei eu a estudar para k???"

"O ordenado são de 242 euros ao final do mês. Também sou trabalhador do Modelo agora quase convertido ao Continente e pelos vistos o mal esta por todo o lado.
Chefes que chegam atrasados e ainda ficam a fumar, e mandam a boca para quem vai chega um ou 2 minutos depois de picar o ponto. Se vou cagar perguntam me se foi ver os preços na casa de banho.... Muitos afilhados podem picar o ponto sem estar fardados mas os que estão la em baixo só podem picar o ponto completamente fardados nem a porra dum casaco um gajo pode levar por cima da farda...  Enfim o meu concelho a todos vocês é tentem procurar algo de melhor tou a 3 meses e foi o pior erro que cometi..."

Palavras para quê, é o maior empregador privado português, cujo dono, afirmou à uns anos se não for como ele diz, muda a sede da empresa para a Irlanda.

Não é só à  Merkel que os políticos actuais e os vindouros beijam a mão, ao Belmiro e afins também.

2 comentários:

Pata Negra disse...

É a belmirazação do país! As suas empresas são como o eucalipto: secam tudo á sua volta! E depois, com a arrogância de riquissímo que se lhe conhece, ainda tem a franqueza de clarificar:
- dou dinheiro a todos os partidos parlamentares, menos ao PCP!
Um abraço amigo e camarada

Anónimo disse...

Deixa chegar o coelho, que vais ver casos idênticos a crescer como cogumelos.

Saudações do Zé Marreta, agora em http://tribunadomarreta.blogspot.com/