a humanidade só será LIVRE, quando o último corrupto for enforcado nas tripas do derradeiro capitalista
a desobediência é a verdadeira base da liberdade, os obedientes são necessariamente escravos

15 de fevereiro de 2022

ELEIÇÕES LEGISLATIVAS

 Cap. – 1

Quando as sondagens perdedoras se tornam vencedoras.

Na actual sociedade, onde as “redes” definem tudo o que nos rodeia, até a própria vida, as sondagens para tudo e para nada controladas maioritariamente por gente sem escrúpulos vão varrendo as mentes menos atentas que depois dá no que sabemos, erro.

Todas as sondagens realizadas davam como (quase) certa a vitória do PS sem maioria absoluta, algumas até, colocavam o PSD na cabeça do pelotão.

Como todos sabemos o que veio a acontecer foi exactamente o contrário. As sondagens perdedoras (ou quase) redundaram em vitória esmagadora.

 Cap. – 2

Maioria absoluta do PS

Não me enganaria se disser que esta foi a eleição mais fácil de vencer do PS e nem sequer os socialistas mais optimistas preveriam. Costa limitou-se a fazer o que tinha de fazer, desculpar as asneiras e foram bastantes com a COVID e amedrontar o eleitorado com o papão do CHEGA. Como se viu foi fácil.

 Cap. – 3

Rio num mar de lama

O PSD deixou-se embalar e encantar na lenga-lenga das sondagens, Rio nunca teve arte e engenho para transmitir uma mensagem vencedora e num partido totalmente “partido” em várias partes também era difícil, convenhamos.

 Cap. – 4

Esquerda destroçada

Eram os que tinham tarefa mais complicada, para mais depois do chumbo orçamental. Tentaram fazer pela vida com mensagens unipessoais localizadas no seu eleitorado, tentado que este não “fugisse” para o PS. Não conseguiram e por isso tiveram resultados desastrosos.

 Cap. – 5

Os “vencedores” inesperados ou não

IL e CHEGA foram sem dúvida os ganhadores. Será para continuar? Penso que não. Quer um quer outro limparam o que restava do CDS e ainda foram “beber” da garrafa do PSD. Para além de, nomeadamente o partido de Ventura (cujo eleitorado é essencialmente idoso e iletrado), ir desenterrar muitos votos ao eleitorado que não votava (retornados, saudosos do estado-novo, etc.), e assim atingir números impensáveis à meia-dúzia de anos. O IL conseguiu com a sua retórica ultra-liberal, captar muita gente jovem da alta burguesia urbana.

 Cap. – 6

Conclusão

Com a maioria absoluta caída do céu, Costa pode finalmente mostrar o que vale, para mais, tem na “bazuca” uma ajuda suplementar. Mas atenção, não faltarão oportunistas a tentar corroer e apoderarem-se da massa que aí vem. Por isso, temos de estar atentos ao desenrolar dos acontecimentos futuros. Como sabemos, o PS é um ninho de cascavéis, nem todas venenosas, que se aproveitam das oportunidades para atacar. Atenção a isso.

Sem comentários: