a humanidade só será LIVRE, quando o último corrupto for enforcado nas tripas do derradeiro capitalista
a desobediência é a verdadeira base da liberdade, os obedientes são necessariamente escravos

25 de fevereiro de 2023

A PAZ CHINESA PARA A UCRÂNIA

 Nestas coisas de guerras mantenho sempre nos meus comentários dois tópicos:

1 – Ser coerente e pensar pela minha cabeça nas abordagens que faço.

2 – Não acreditar em personagens endeusadas, nem em heróis com pés de barro.

 Posto isto.

Venho-o dizendo desde o início – esta guerra só pode ter fim quando Putin e Biden se sentarem a uma mesa e decidirem, para tal acontecer só Xi Jinping tem poder para o fazer.

Ontem, a China apresentou um plano de paz, Zelensky diz que o plano é razoável e está disposto a reunir-se com Xi Jinping com urgência, Putin ainda não se pronunciou (até hoje).

Os senhores da guerra costumeiros com Jens Stoltenberg (secretário-geral da OTAN) à cabeça não deram importância ao documento, o senhor da OTAN disse – “a China não tem muita credibilidade porque não foi capaz de condenar a invasão da Ucrânia", a senhora Ursula von der Leyen, veio colocar (ainda) mais gasolina no fogo ao dizer - "Vamos olhar para os princípios, mas é claro que não é um plano de paz”.

Pelo rectângulo, desde políticos e afins, a jornaleiros vendidos aos interesses bélicos, passando por comentaristas sebentos, todos (salvam-se nesta avalanche de medíocres um ou dois que pensam pela sua cabeça) vieram dizer o mesmo dos seus chefes, ou seja – “os chineses não têm nenhum tipo de credibilidade no assunto”.

Entretanto os chineses fizeram o que nenhum país nem sequer o medíocre do Guterres fizeram – apresentar ao mundo um documento para a PAZ.  

É este o documento:

1 - Respeitar a soberania de todos os países : “A soberania, a independência e a integridade territorial de todos os países devem ser defendidas de forma eficaz”.

2 - Abandone a mentalidade da Guerra Fria , onde se exige que “a segurança de um país não seja buscada em detrimento de outros ” .

3 - Um cessar-fogo de ambos os lados para "evitar que a crise se deteriore ainda mais ou até mesmo saia do controle".

4 - A retomada das negociações de paz porque, dizem, "o diálogo e a negociação são a única solução viável para a crise na Ucrânia".

5 - Resolver a crise humanitária: "a segurança dos civis deve ser protegida de forma eficaz e devem ser estabelecidos corredores humanitários para a evacuação de civis das zonas de conflito".

6 - Proteção de civis e prisioneiros de guerra: "As partes em conflito devem cumprir rigorosamente o direito humanitário internacional, evitar atacar civis ou instalações civis, proteger mulheres, crianças e outras vítimas do conflito e respeitar os direitos básicos dos prisioneiros de guerra".

7 - Mantendo as centrais nucleares seguras: "A China opõe-se a ataques armados contra centrais nucleares ou outras instalações nucleares pacíficas e pede a todas as partes que cumpram a lei internacional, incluindo a Convenção sobre Segurança Nuclear (CNS), e evitem resolutamente acidentes nucleares provocados pelo homem ".

8 - Não usar armas nucleares : "A proliferação nuclear deve ser evitada e a crise nuclear evitada e o não desenvolvimento e uso de armas químicas e biológicas "por qualquer país sob quaisquer circunstâncias".

9 - Facilitar as exportações de grãos: "todas as partes implementem a Iniciativa de Grãos do Mar Negro assinada pela Rússia, Turquia, Ucrânia e a ONU de maneira plena e eficaz de maneira equilibrada".

10 - Fim das sanções unilaterais :  “só cria novos problemas” no terreno.

11 - Manter as cadeias industriais e de suprimentos estáveis ​​e "se opor ao uso da economia global como ferramenta ou arma para ganhos políticos".

12 - Promoção da reconstrução pós-conflito .  

Sem comentários: