a humanidade só será LIVRE, quando o último corrupto for enforcado nas tripas do derradeiro capitalista
a desobediência é a verdadeira base da liberdade, os obedientes são necessariamente escravos

12 de outubro de 2009

PIDE ASSASSINA O ESTUDANTE RIBEIRO SANTOS

Image and video hosting by TinyPic

Image and video hosting by TinyPic
Imagens net
.
GRANDE MANIFESTAÇÃO POPULAR NO FUNERAL DE RIBEIRO SANTOS
CONTRA A FÚRIA ASSASSINA DA POLÍCIA - CONTRA A REPRESSÃO
Na tarde de 12 de Outubro de 1972, no ISEF um agente da polícia política (PIDE) assassinou o estudante da faculdade de Direito JOSÉ ANTÓNIO RIBEIRO SANTOS.
Ao disparar a pistola sobre os estudantes o pide que matou José António feriu também JOSÉ REBELO DOS REIS (JOSÉ LAMEGO) que se encontra internado SOB PRISÃO.
O funeral de José António Ribeiro dos Santos foi uma grandiosa manifestação de muitos milhares de populares e estudantes que deixaram bem claro o seu repúdio por mais este hediondo crime da PIDE-DGS.
À espera que o funeral saísse de casa encontravam-se cerca de 5 000 pessoas. Quando a urna sai ao ombro dos estudantes começa a formar-se um cortejo para se fazer o percurso a pé. São lançados ao ar milhares de comunicados. A população grita. "ASSASSINOS", "MATAM OS NOSSOS FILHOS", "FORA A PIDE", "ABAIXO A GUERRA COLONIAL", "ABAIXO O FASCISMO".
Intervém a polícia de choque, disparando tiros, tentando fazer prisões, roubando a urna aos estudantes e metendo-a num carro funerário. A população confrontou-se violentamente com a polícia, conseguindo até arrancar das mãos dos esbirros duas das três pessoas presas.
Milhares de pessoas vão em manifestação ao cemitério, formando grupos de várias centenas que utilizam percursos diferentes, continuando a gritar o seu repúdio. Conseguem entrar no cemitério 3000 pessoas, concentrando-se alguns milhares nos arredores. A polícia de choque intervém novamente conseguindo fazer mais 8 prisões. À saída formam-se várias manifestações de rua que se sucedem até ao fim da tarde. São apedrejados estabelecimentos bancários, continua a berrar-se "FORA A PIDE", "ASSASSINOS", etc. São feitas mais 21 prisões.
Houve muitos feridos entre os quais polícias.
EM LISBOA: GREVE A EXAMES NO TÉCNICO, ISCEF E LETRAS
Como já se informou, após a morte de Ribeiro Santos, estudantes de Lisboa reunidos no IST na noite do dia 12, decidiram:
PARALIZAÇÃO DE TODA A UNIVERSIDADE ATÉ AO PLENÁRIO; DISTRIBUIÇÃO DE UM COMUNICADO À POPULAÇÃO; IDA EM MASSA AO FUNERAL DE RIBEIRO SANTOS.
EM COIMBRA: a Comissão Associativa distribuiu um comunicado informativo. Consta que foi preso a distribui-lo num café um estudante.
PORTO:MEETING NA 3ª FEIRA
Os estudantes do Porto não esquecerão o assassinato de JOSÉ RIBEIRO DOS SANTOS. Contra o crime da PIDE, contra a repressão, pela informação correcta dos factos, pelo apoio à luta dos estudantes de Lisboa, que se realizam nas diversas escolas, Reuniões de Curso, Sessões Informativas, distribuição de tarjetas e comunicados.
A Reunião Geral de Alunos das Engenharias (da Faculdade de Ciências e da Faculdade de Engenharia) na Quarta-feira às 10 horas, na Faculdade de Engenharia, PELA REVOGAÇÃO DO DESPACHO DO M.E.N.; poderá ser uma oportunidade para estes estudantes manifestarem também o seu REPÚDIO PELO ODIOSO CRIME DA PIDE.
.
PORTO, 16 de Outubro de 1972
.
Direcção da Associação de Estudantes de Engenharia Direcção da Associação de Estudantes Liceais Direcção da Associação de Estudantes de Medicina Comissões de Curso de Engenharia da Faculdade de Ciências
.
Passam hoje 37 anos sobre o dia em que a PIDE/DGS, polícia assassina de Salazar/Caetano, assassinou cobardemente o jovem estudante de direito de seu nome José António Ribeiro Santos. Para quem tenta branquear o regime fascista e seus lacaios assassinos apenas lhes digo e se fossem os vossos filhos?
.
Entretanto o PIDE assassino detido em 25 de Abril de 1974, "fugiu" (a) de Alcoentre em 1975 e nunca mais foi visto, ficando o seu julgamento adiado para sempre.
.
(a) Ainda não está bem claro a fuga dos pides, segundo alguns historiadores a mesma foi orquestrada e organizada por alguns actuais "democratas" com responsabilidades governativas, que os convidaram a fugir pois não se queriam comprometer....... Mas isto é ou será outra história.
.

3 comentários:

mescalero disse...

Estes democratas são assim mesmo. Na Grécia o partido socialista ganhou as eleições e começou logo uma grande campanha de perseguição da resistência. Usam pele de cordeiro mas por baixo a diferença não é assim tanta.

Paulo Vilmar disse...

Ferroadas!
Importante lembrar sempre, pois o tempo tem o mau hábito de fazer com que certos atos sejam vistos de forma mais branda! AS ditaduras e seus crimes devem sempre serem lembrados com toda a sua crueza!
Abraços!

Kaos disse...

Olá amifo Ferroadas
Desculpa vir aqui aos teus comentários falar da Farra Blogosférica mas aproxima-se o dia. Está tudo confirmado e podes ter todas as últimas informações e actualizações aqui
http://notasdokaos.blogspot.com/2009/10/vi-farra-blogosferica-e-ja-dia-30.html
um abraço
Kaos